História

Home/Quem Somos/História
História 2017-03-13T10:20:40+00:00

A inspiração de uma educação libertadora vem dos princípios legados pela fundadora da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho, a corajosa e batalhadora Madre Alix Le Clerc, que criou a primeira escola da Congregação ainda em 1598, já sob o signo da universalização do conhecimento – pobres ou ricas, católicas ou protestantes, todas as crianças eram acolhidas e tratadas da mesma forma pelas mestras. As alunas mais dotadas, por sua vez, recebiam formação para se tornarem professoras e levarem a missão adiante.

Ao longo de quatro séculos seguintes, o trabalho educacional das Cônegas de Santo Agostinho se difundiria pelo mundo.

Em todos os lugares por onde se difundiram as escolas mantidas pelas Cônegas de Santo Agostinho, foram mantidos os ideais e princípios estabelecidos por Madre Alix Le Clerc. No Brasil, a Congregação chegou em 1902, fundando o tradicional Colégio Des Oiseaux no bairro da Consolação, na cidade de São Paulo, capital.

Em 1964, uma nova escola das Cônegas foi inaugurada no bairro do Morumbi – o então Externato e Semi-Internato Nossa Senhora do Morumbi. Com uma proposta pedagógica renovada, a equipe fundadora do colégio buscava preservar e reavivar a missão iniciada no século XVI, só que agora atendendo às demandas e às dificuldades de uma sociedade que enfrentava outras carências: a da solidariedade, a da generosidade, a da ética e a de uma formação intelectual e moral sólida, para poder contribuir com a formação do país.

Os educadores do Colégio Nossa Senhora do Morumbi o definem como o “lugar em que a construção do conhecimento partia dos processos de reflexão sobre a aprendizagem e se tornava educação viva do indivíduo, interferindo em sua formação humana e espiritual, participativa e consequente”.

Translate »