Nossa história no Mundo

Home/Quem Somos/Nossa história no Mundo
Nossa história no Mundo 2017-02-21T07:57:07+00:00

No natal de 1597 em Mattaincourt, pequena cidade dos Vosges, no nordeste da França, quatro religiosas inspiradas pelo pároco local, Pedro Fourier, e sob a liderança de Alix Le Clerc fundam as bases da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho. Sua missão é inovadora: numa época em que o direito à instrução era de exclusividade masculina, as irmãs chamam para si a tarefa de educar e transmitir o saber para as meninas.

A primeira escola da Congregação se inicia em 1598, já sob o signo da universalização do conhecimento – pobres ou ricas, católicas ou protestantes, todas as crianças são acolhidas e tratadas da mesma forma pelas mestras. As alunas mais dotadas, por sua vez, recebem formação para se tornarem professoras e levarem a missão adiante.

Mais de quatro séculos depois, as Cônegas de Santo Agostinho seguem fiéis ao ideal de São Pedro Fourier e Alix Le Clerc expandindo a missão educativa por 13 países da América Latina, Europa, África e Ásia. Em janeiro de 2006, a Congregação celebrou os 100 anos de presença no Brasil.

Conheça mais sobre a Congregação visitando seu site