Proposta Pedagógica

Nosso jeito, a pedagogia em que acreditamos.

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Proposta Pedagógica 2017-02-14T14:08:17+00:00
“Não considerar as pessoas como elas deveriam ser, mas como elas são ou podem ser.”
Pedro Fourier

Pedro Fourier convidava cada educador a não excluir ninguém, crianças, jovens ou adultos; ricos ou pobres. Hoje, esta inspiração educativa não é exclusividade das Irmãs – cada educador é desafiado a buscar esta água na fonte de Pedro e Alix para descobrir sua responsabilidade própria. Assim a Rede Alix tem como premissas:

  • A inspiração de uma educação libertadora, geradora de pensamentos e atos autônomos.
  • Desenvolver a criança como cidadã, proporcionando a ela um convívio digno para o seu desenvolvimento integral, dentro dos valores cristãos, como a partilha, respeito ao próximo, solidariedade, amizade entre outros.
  • Proporcionar condições adequadas ao seu bem estar, como o desenvolvimento físico, motor, emocional, social, moral, intelectual, ampliando suas experiências.
  • Mostrar como compreende a si para compreender os outros .
  • Organizar as etapas da educação de cada faixa etária organizando a construção do conhecimento e habilidades associados à formação da cidadania, o direito de falar e o de ouvir, de respeitar e o de ser respeitado.
  • Fazer valer o direito dos alunos de serem educados e cuidados, de viverem plenamente a infância e adolescência.

Um jeito particular de Educar…

No ensino infantil, estimular a criança a ser agente de sua própria educação, abrindo espaço para que possa escolher, decidir, participar, perder, ganhar, tornando-se própria de suas escolhas. O brincar é possibilitar à criança criar um mundo próprio, que possa ser investigado e compartilhado.

No ensino fundamental, formar alunos autônomos, com valores cristãos e eticamente comprometidos com o ideal de uma sociedade mais justa e igualitária: que sejam agentes de sua própria educação e desenvolvimento, em condições de desenvolverem um trabalho livre, responsável e criativo.

No ensino médio, educar o adolescente para que seja um aluno comprometido com a própria aprendizagem, bem como um multiplicador de ideias, com valores. Também seja um leitor preparado para selecionar criticamente as inúmeras fontes de informação a que tem acesso. Um aluno autônomo, capaz de perceber o curso da história. Criativo, inventivo e munido de estratégias de resolução de problemas. Por fim, que seja tratado em sua dimensão humana, tornando-se protagonista do processo de ensino.