Rede Alix

Nasce a Rede Alix!

Home/Quem Somos/Rede Alix
Rede Alix 2017-02-14T08:44:34+00:00

A Rede Alix faz parte da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho, uma ordem religiosa dedicada à educação há mais de 400 anos. No Brasil, a mantenedora dos colégios e escolas que compõem a rede é a Associação Instrutora da Juventude Feminina, uma instituição da Congregação, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a educação e a assistência social. Fazem parte da Rede Alix: o Colégio Madre Alix e o Nossa Senhora do Morumbi na cidade de São Paulo, SP; o Colégio Stella Maris, na cidade de Santos, SP; a Escola O Semeador e a Poço de Jacó, na cidade de Juazeiro do Norte, CE e a Escola Nossa Senhora da Esperança, na cidade de Viamão, RS.

Com características próprias, completam a missão educativa das Cônegas de Santo Agostinho, o Instituto Sedes Sapientiae, na cidade de São Paulo, SP e o Centro Educacional Santo Agostinho, na cidade de Erechim, RS, além de diversos projetos sociais em todas as regiões do país.

A construção coletiva da Rede Alix foi iniciada em 2013, a partir de um estudo nos colégios e escolas da Congregação, no Brasil. O propósito era garantir o alinhamento das ações, na articulação e integração dos processos pedagógicos, bem como potencializar a divulgação dos trabalhos, e a troca necessária entre essas unidades.

Para tornar a Rede Alix uma realidade, foram realizados diversos encontros entre a diretoria geral da Congregação, as diretoras dos Colégios, a coordenação, o corpo docente e a administração de todas as unidades. O objetivo era discutir e definir a Missão, a Visão e os Valores da instituição, que afinariam aspectos importantes na formação do todo. Este movimento ocorreu em sintonia com outras unidades da Congregação presentes na Europa, Ásia e África: a Rede Alix faz parte de uma comunidade escolar com aproximadamente 40 mil alunos.

Projeto da Rede Alix permite compreender e incorporar concepções em conjunto e expressá-las no Projeto Político e Pedagógico, além de elaborar e potencializar os mesmos objetivos e propostas formativas e educativas. A Rede Alix chega, enfim, para integrar e fortalecer os colégios e as escolas da Congregação, sem diminuir a autonomia individual de cada unidade.