Infantil IV mergulha na biografia e nas obras de Vincent Van Gogh
A arte pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e construção de repertório das crianças. Ao conhecerem e interagirem com desenhos, pinturas, filmes ou músicas, elas vão, aos poucos, se apropriando, descobrindo e transformando esses conhecimentos à sua maneira.
No Infantil 4, esse processo foi vivido ao longo do primeiro semestre a partir do contato com a obra do holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), considerado um dos maiores pintores de todos os tempos. Pinturas famosas como Noite Estrelada (1889), Os Comedores de Batatas (1885) e Doze Girassóis em uma Jarra (1889) foram apresentadas aos pequenos, que aprenderam sobre a inspiração, os materiais, os lugares onde viveu e as diferentes emoções que tomavam conta do artista. “Sabemos que muitas crianças visitam exposições ou reconhecem reproduções de pinturas famosas nas paredes das casas dos avós, por exemplo, mas é interessante que saibam, também, o que existe por trás de cada obra”, explica Marina Bellato, professora da turma. “Trabalhamos dez pinturas, sempre apontando elementos que vão além daquilo que elas mostram. No caso de Van Gogh, há muitas histórias e curiosidades, como o relacionamento com o irmão Théo, as amizades, os lugares onde ele viveu e até a automutilação de sua orelha. Tudo isso foi gancho para a abordagem de temas como biografia e autopercepção. As crianças puderam entender que há vários elementos que resultaram nos temas, nas cores, nos materiais e em outras escolhas feitas pelo artista”, acrescenta.
Ao final de cada aula sobre Van Gogh, os alunos se dedicaram à releitura da obra em questão, usando seus materiais preferidos. Parte da produção está exposta no saguão do Colégio. Não deixe de visitar!







