Logo

Ação Social

Conheça mais sobre nossos projetos.

A obra social desempenhada pela Congregação de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho encontra suas raízes e motivações profundas na mensagem e no exemplo de Jesus Cristo, cuja vida e ministério foram dedicados a fazer o bem e atender às necessidades dos mais pobres. Seguindo o lema "Fazer o que Jesus vos disser”, as irmãs da congregação buscam ser fiéis ao compromisso com Jesus, e assim engajando-se em espaços que promovam a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A filosofia da congregação está firmemente ancorada no caminho de Jesus que inspira a fazer o bem, levando-o a estar atento aos sinais de seu tempo, e respondendo com suas ações as necessidades daqueles e daquelas que estavam em situação de vulnerabilidade.

As Ações realizadas pela congregação refletem essa missão, abrangendo educação popular, educação formal, educação da fé, educação para a justiça, engajamento com os pobres, apoio aos movimentos sociais, advocacia por políticas públicas, trabalho com mulheres e formação teológica feminista alternativa, especialmente para jovens e mulheres.

As atividades das irmãs é pilar fundamental dessa obra social, e a congregação vive o princípio da subsidiariedade, com equipes eleitas em níveis locais e internacionais para orientar e coordenar os projetos. Todas as irmãs juntas têm a responsabilidade pela unidade da congregação e pelo direcionamento de suas ações, independentemente de onde estiverem.

A vocação da congregação para a educação é a força motriz por trás de sua missão de “Faça-o crescer”, promovendoo cuidado necessário para o desenvolvimento das pessoas acolhidas. A congregação está constantemente atenta à importância de adaptar suas atividades às necessidades particulares de cada região e contexto em que atuam, sempre atentas às necessidades das comunidades em que estão inseridas.

Um exemplo concreto desse compromisso social é o Projeto Cantando nos Terreiros do Povo, na Paraíba, fundado em parceria com a comunidade local e a Caritas Arquidiocesana. Este projeto tem como objetivo proporcionar acesso à música de qualidade e ao resgate da cultura local para moradores de assentamentos rurais que, muitas vezes, estão perdendo contato com suas raízes culturais devido à influência da mídia. Através da música, dança, arte e folclore, o projeto busca fortalecer a identidade cultural dessas comunidades e desenvolver a consciência do pertencimento.

Assim, a obra social da Congregação de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho é inspirada pelo compromisso com os ensinamentos de Jesus Cristo e pela busca de um mundo mais justo e fraterno, onde todas as pessoas possam crescer em respeito, responsabilidade e dignidade. Suas atividades refletem essa missão, buscando atender às necessidades das comunidades em situação de vulnerabilidade e promover o desenvolvimento humano e espiritual.

Share by: