Logo

Quem Somos

Nossa História e
Compromisso com a Educação

Com raízes profundas na educação ao longo de mais de 400 anos, a Rede Alix representa um elo significativo na Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho. No Brasil, a Associação Instrutora da Juventude Feminina, uma instituição não lucrativa ligada à Congregação, desempenha o papel de mantenedora dos colégios e escolas que compõem essa rede. Com um compromisso sólido com a educação e a assistência social, a Rede Alix abriga o Colégio Madre Alix e o Colégio Nossa Senhora do Morumbi na cidade de São Paulo, SP; o Colégio Stella Maris em Santos, SP; a Escola O Semeador e o Poço de Jacó em Juazeiro do Norte, CE; e a Escola Nossa Senhora da Esperança em Viamão, RS.

Complementando a missão educacional das Cônegas de Santo Agostinho, o Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo, SP, e o Centro Educacional Santo Agostinho em Erechim, RS, trazem outros caminhos de educação e descoberta. Além disso, diversos projetos sociais florescem em diversas regiões do país.

O nascimento da Rede Alix ocorreu por meio de um processo colaborativo em 2013, baseado em um estudo realizado nos colégios e escolas da Congregação no Brasil. O objetivo era alinhar ações, integrar processos pedagógicos e fomentar a partilha de conhecimentos entre as unidades. Reuniões acontecendo entre a diretoria geral da Congregação, as diretoras dos Colégios, de forma cooperativa, o corpo docente e a administração de cada unidade desempenharam um papel crucial na definição da Missão, Visão e Valores da instituição. Esses alicerces fundamentais moldam a formação integral. Esse movimento esteve em harmonia com outras unidades da Congregação presentes na Europa, Ásia e África, enriquecendo a comunidade educacional da Rede Alix, que agora abriga cerca de 40 mil alunos.

O projeto da Rede Alix se traduz em uma compreensão compartilhada, refletida no Projeto Político e Pedagógico. Essa sinergia capacita a formulação e o fortalecimento de objetivos e abordagens formativas. Por fim, a Rede Alix surge como um agente unificador, fortalecendo os laços entre os colégios e escolas da Congregação, sem jamais comprometer a individualidade e a autonomia de cada unidade.

Share by: